segunda-feira, 25 de março de 2013

O Brinquedo Favorito...

E pronto, oficialmente a partir de hoje, D. Pimpolha está de férias da Páscoa! Agora é que são elas... Ontem quando cheguei a casa tive um treco e ainda a casa estava mais ou menos desarrumada. Já haviam botas minhas e colares e cintos meus na sala, com certeza qualquer passagem de modelitos, na cozinha e mais precisamente na mesa da cozinha, todo o tipo de brinquedos e afins... Confesso que ontem não estava na disposição e mal cheguei a casa pus toda a gente em sentido, até Don Maridão, e fiz questão de arrumar e limpar tudinho... que é como quem diz...
- Detesto como a cuba nunca está vazia de loiça suja... - disse eu em voz alta
- Pois, que chatice termos de comer todos os dias... - disse Don Maridão enquanto me ajudava a esvaziar a Maria ( a máquina de lavar loiça) e a voltar a encher a dita cuja.
às vezes quem me dera poder comer em pratos descartáveis para não ter de os lavar... bolas que fico mesmo irritada com a loiça que, mesmo sem eu querer, se acumula na cuba à aguardar vez com a Maria...

Mas tenho plena consciência que vai ser um trabalho em vão porque sei que todos os dias vou ser brindada com uma nova desarrumação, ou não tivesse D. Pimpolha 7 aninhos e muiiiiiiita imaginação e energia!
Há que reforçar o meu Chi e manter a calma e relembrar-me todos os dias que bênção tenho eu de ter uma Princesa cheia de saúde e criatividade.
Por falar em criatividade, sou membro de um grupo chamado Limetree que nos lançou um desafio muito interessante mas um pouco difícil de concretizar, 10 dias de desafios onde nos propunham tirar fotos, escrever textos ou fazer vídeos com os nossos pimpolhos e no fim faríamos um  vídeo com toda a compilação... Escusado será de dizer que não consegui concretizar nenhum desafio, especialmente em tão pouco tempo e porque alguns desafios já não se adequavam a D. Pimpolha, por exemplo, tirar uma foto dos nossos mais que tudo a dormir no popó. Pois D. Pimpolha já não dorme no carro faz muito tempo... mas que o desafio me pareceu muito giro, lá isso pareceu, ainda consegui compilar algumas coisitas, a ver vamos. Mas no seguimento deste desafio surgiram duas coisas boas. Filmei mais vezes a minha princesa, por norma só tiro fotos porque a máquina de filmar está avariada (tive de usar o telelé... pouca qualidade mas ao menos filmei...), e ajudei-a a descobrir qual o seu brinquedo preferido.

-Filha, se só pudesses levar um brinquedo se tivessemos que sair desta casa, qual era o brinquedo que escolhias? Lembra-te só pode ser um... E por brinquedo também podes incluir a bicicleta ou os patins por exemplo...
D. Pimpolha não respondeu imediatamente, ao invés pôs-se a olhar para todos os lados à procura do dito brinquedo o que me fez entender que ela não tem de facto um assim mesmo especial. Quando era mais pequenina sim, adorava brincar com um peluche que era um castor mesmo muito feio, que a escolinha tinha, até tivemos de trocar um brinquedo dela pelo castor quando mudamos de Lisboa para o Algarve, porque segundo as educadoras, D. Pimpolha andava sempre agarrada a ele...
Relembrei-a do castor e de imediato professou a sua dedicação ao bicho...
-Oh pelo amor da Santa! Claro que já não é o teu preferido, se fosse brincavas com ele todos os dias... nem te lembravas mais dele se eu o não tivesse mencionado...
Escusado será de dizer que não mais me parou de chagar o juízo a dizer que queria o castor...
Isto porque era necessário tirar uma foto da criança com o seu brinquedo favorito... No final do dia ainda D. Pimpolha não sabia qual era o seu brinquedo favorito... No carro à vinda da escola comecei a falar com ela e disse-lhe:
- Filha, não achas que o teu brinquedo favorito são as folhas de papel e os lápis e canetas? Todos os dias fazes muitos desenhos e lindos...não é?
Ela concordou mas não ficou convencida.
- Olha e ainda te digo mais, a Prada não é também o teu brinquedo favorito? ( a Prada é a nossa patuda mais pequenina que embarca em todas as brincadeiras, a última novidade é vestir a cadela com fatos de princesas...ahahah). Ela riu-se e também concordou mas no fundo percebi que ainda não tira partidos e gosta de tudo...

Este desafio fez-me pensar em como nós pais, damos tudo e mais alguma coisa aos nossos pimpolhos, pensando que deste modo colmatamos alguma falta e no fundo, tantos brinquedos e tantas coisas fazem os nossos meninos confusos e não dão tanta importância...  D. Tété, a avó, lembra-se de uns cãezinhos de plástico, um branco e um preto, muito pequeninos, que sua mãe, minha avó Teté Primeira, lhe ofereceu num Natal (antigamente não havia assim tanto o hábito de dar prendas aos miúdos...), e pelos quais D. Tété tinha uma verdadeira paixão. Ainda hoje se lembra bem deles... Enquanto eu acho que daqui a muitos anos, D. Pimpolha não se vai lembrar de nenhum em particular porque tem tantos... Enfim. Desde que se lembre que eu e o papá adoramos... já fico bem feliz!






Sem comentários:

Enviar um comentário