domingo, 12 de agosto de 2012

Mãe de quem é que tu gostas mais?

E ontem chegou de mansinho mas de chofre a bela da pergunta mesmo em frente ao papá." Mãe de quem é que tu gostas mais?"  Don Maridão começou logo a dizer que estas perguntas não se faziam, eram feias mas para D. Pimpolha são de facto perguntas muito importantes. Anda na fase da ciumeira, os papás não podem dar um beijinho sem que ela reivindique um só para ela também. Faz mesmo beicinho e bate o pé. Eu respondi que gostava mais dela porque era minha, porque eu a tinha feito, porque era a minha princesinha mas Don maridão continuava na sua de que não eram perguntas próprias então ela virou-se ao contrário na cadeirinha, cruzou os braços, pôs a sua carinha mais tristonha à beira das lágrimas e disse em tom zangado " Então também já não digo de qual de vocês os dois eu gosto mais! 
Eu concordei com o papá de que não deveria dizer mas secretamente fiquei curiosa e com vontade de lhe perguntar ao ouvidinho se sou eu a contemplada...é que D. Pimpolha tanto diz que me ama a mim incondicionalmente como ao seu papá adorado!
Muitas são as vezes em que ela começa a cantarolar uma musica qualquer inventada por ela, onde professa o seu amor aos seus pais e a mim em especial e eu fico a pensar na sorte que tenho por esta princesa, mesmo eu não tendo tempo e nem a paciência que deveria ter, me adorar assim!
Claro está que a todos acontece, de quem é que nós gostamos mais? Das nossas mães ou dos nossos pais? Secretamente e bem lá no fundo temos a resposta para esta pergunta mas como fomos ensinados para não divulgar estas coisas, dizemos que gostamos dos dois de igual maneira. Com os filhos é a mesma coisa. Acredito piamente, embora não o possa comprovar visto que só tenho uma pimpolha, que haja sempre um filho pelo qual temos uma preferência, talvez por ser o primeiro, ou por ser o caçula da família, não querendo dizer com isto que em alguma maneira os pais diferenciam os filhos, ou pelo menos não o deveriam fazer. Bem sei que podemos gostar de maneiras diferentes mas como os amamos essas pequeníssimas diferenças não se notam em nada porque são tão amados uns como são os outros. Mas convenhamos e bem sei que estão a abanar a cabeça e a dizer que não e que só estou a dizer disparates porque não tenho base de comparação, mas sejam verdadeiros e vão ver que há um que vocês gostam um bocadinho mais sem no entanto alguma vez o transparecer. Eu sei que assim é porque são muitas as famílias que conheço em que isto é perfeitamente visível e palpável, mais do que o deveria ser e no entanto os  pais dariam as vidas por qualquer um dos seus filhos! Por isso esta pergunta de D. Pimpolha não me surpreende. E de facto se eu for a dizer em relação aos meus pais de quem gosto mais, teria sempre que dizer que da minha mãe com quem passei sempre mais tempo, que me cobria as saídas nocturnas, que me dava carinhos quando o meu pai se enfurecia comigo, que estudava comigo, que me fazia todas as vontades... sei lá mas nunca poderia dizer que gosto menos do meu pai. è diferente, um gostar diferente mas um gostar igual. Difícil de entender? Olhem bem para dentro de vós e vão entender. Até mesmo a D. Tété já confessou que adorava o seu pai que morreu quando ela era pequena e que se lhe perguntasse na altura, ela teria dito que preferia que tivesse sido o contrário e quem a conhece e viu com a minha avó nunca o diria porque a sua adoração pela sua mãe era total e absoluta e muito sofreu quando a minha avó se tornou anjo e foi para o céu.
Agora, para responder à pergunta de D. Pimpolha, e amor eu amo-te mesmo muito, só posso responder que de quem eu gosto mais é mesmo da minha preciosa Pimpolha! Porquê? Não sei! Se a diferença se nota entre Dom Maridão e D. Pimpolha, uns dias sim, outros não...
Uma vez conheci uma rapariga que me jurou a pés juntos que seria do marido de quem ela iria gostar mais porque o tinha escolhido e porque os filhos saem de dentro de nós já condicionados a gostarem de nós e nós deles... será?
Mas não faz mal gostarmos mais de uns do que de outros, desde que lhes demonstremos que gostamos e que os amamos... e que não tenhamos problemas em o dizer em voz alta ou mesmo ao ouvidinho em segredo!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário