quinta-feira, 7 de junho de 2012

A saga do verão a começar...

Et lasse.... e já se começam a notar pessoas deveras estranhas, nada nativos, aqui pelos algarves a fora... Vêm de rompante, sem consideração nenhuma, estacionam os veículos cheinhos até ao tecto de pessoas e malas em qualquer lado, falam alto e bom som e apressam-se a ocupar a estadia que mais lhes conviu e ainda mais depressinha, arrancam as roupas que trazem no corpo, rebuscam as malas deixadas abertas e atiradas para um canto qualquer, e vestem t-shirts coloridas e calções de banho às risquinhas, bem à moda, e gritam para as mulherzinhas e filhos fazerem o mesmo... " Depressa que já estamos a pagar e ainda não nos pavoneamos!!!"... Depois é vè-los a sair das respectivas casas, nunca voltando ao veiculo, a não ser que esteja mesmo mal estacionado, e vão felizes e contentes com o seu séquito atrás, a morrerem de frio, sim porque apesar de já estarmos no Verão e talvez por causa disso, as noites algarvias estão fresquinhas, de chinelos havaianos no pézinho, para o café mais próximo, de preferência com esplanada, e sentam-se com aquele despojo material, mas é apenas fogo de vista, com as barrigas roliças bem espetadas para a frente, as mamãs de cabelos apanhados e tunicas transparentes, no matter se lhes ficam ou não bem, e grandes óculos de sol e malas gigantescas onde levam tudo e mais alguma coisas, à semelhança das malas que usam no dia a dia de trabalho, só que nestas, julgo eu, levam e mesmo à noite, toalhas e cremes não vá o sol aparecer e fugirem até à praia mais próxima porque afinal não podem perder pitada das férias tão merecidas.Pedem com um grande sorriso afectado dois cafézinhos e lá deixam os miudos comerem um geladinho para celebrar o primeirissimo dia de férias. Nada de gastos superfluos porque ainda agora chegaram e não têm a certeza de terem as belas notinhas valiosas até ao fim da estadia... Entram em todas as lojas de bugigangas, coisa que quase homem algum faz lá pelas Lisboas porque afinal estão de férias e já não se chateiam tanto. As mulheres ávidas de novos bikinis com novos padrões e chinelas da Gisele, porque afinal de contas as havaianas já estão nos pés de todo o mundo sem distinção de estatos sociais, mas depois põe-se a olhar os preços que acham escandalosos e que lá onde vivem seriam bem mais em conta e depois de experimentarem uma data de bikinis, deixam em amontoado dentro da sala de provas, ajeitam o cabelinho, às vezes nem agradecem e dizem que vão pensar... Pensar, já pensaram elas. Não há é dinheiro para gastar em mais uns bikinis quando os que têm ainda estão bons porque só foram usados o ano passado e apenas durante a dita semana ou semanas de férias... Mas convem deixar a ilusão de que são tias de Cascais e que antes de se irem embora voltam para ir comprar os ditos bikinis, quem sabe para o próximo ano, sim porque à saída de férias, vão ficar apenas embrulhados no saco e atirados para a cómoda, apenas retirados para mostrar às amigas e só no próximo verão têm serventia e se ainda lhes servirem!
 É ver os passeios vazios e as estradas cheias de transeuntes, porque só assim parece que estão de férias, a quebrar todas as regras e protocolos do bem agir e do bem estar daí andarem com toda a tralha e miúdos no meio das estradas, até porque aqui somos uns incivilizados e eles também se tornam nuns assim que passam a bela da portagem que lhes indica finalmente que chegaram aos algarves...
Os miúdos... que dizer, portam-se como miúdos, a correr, a rir, a puxar, a desaparecer, a mexer em tudo, a diferença é que lá pelas Lisboas os santos papás estão prontos para mandar uma galheta à moda antiga ou então para os admoestar por se estarem a portar mal, e talvez quem sabe dar um castigo proibindo-os de verem tv, brincar com os amigos ou sair à rua... mas aqui não podem, primeiro porque se estão nas tintas porque estão de férias até mesmo de serem papás, e depois porque já passaram o ano inteiro a aturar os miúdos, agora que os aturem os outros, mesmo que sejam os empregados das lojas e dos restaurantes, e especialmente, porque se os puserem de castigo, é como se pusessem a eles próprios de castigo! Ou não é??? Então não os podem dizer que ficam sem ver TV, porque afinal vieram de férias para logo a seguir ao jantar, vestirem roupas frescas e irem passear com os braços por cimas das respectivas esposas e andarem vagarosamente para trás e para a frente até serem horas de voltar e dormir porque no outro dia é mais um dia de férias a ser gozado em pleno e por isso nada de dormirem até tarde, compreendo perfeitamente! Se lhes derem como castigo não saírem, então todo o propósito de terem ido de férias é negado porque se os miúdos não saem, os pais também não! Ver Tv durante as férias é por norma errado, para isso teriam ficado em casa, o certo é passar os modelitos que tão diligentemente colocaram nas malas, junto com os respectivos chinelos e malas...Aqui só as mamãs e os pequenotes se divertem, porque os papás que andaram quase todo o ano de fato, senão de calças e camisa, estão-se nas tintas e vestem sempre os calções de banho e uns pólos tipo Lacoste e o belo do chinelo, mas à noite já não é bem os havaianos, a mulher lá lhes comprou uns de couro bem à moda das revistas...mas ainda os há que usam as havaianas. Ainda bem que deixaram a moda dos crocs para os miúdos e velhinhas e enfermeiras e cozinheiras, porque os crocs, ao contrário do que anunciam, fazem suar os pés, deixam entrar o pó e todo o tipo de sujidade e depois quando os tiram...Jesus!!! Têm de ir logo lavar os pézinhos! Além de que na minha mais modesta opinião que vale o que vale, ficam completamente ridículos com aquilo... daí a marca já ter começado a variar o modelito porque ninguém queria ser apanhado a usar aquelas aberrações.
A ver vamos como se passa nos restaurantes este ano, acho que no principio ainda se aventuram nuns quantos para comerem peixinho ou então o célebre frango da Guia, mas tenho cá para mim, que depois vão ao Pingo Doce aproveitar os descontos gigantescos e começam mas é a fazer comidinha em casa. Lá tem o homem que oferecer nem que seja um Bikini à excelentissima esposa que é a única que não vai de férias, pois continua a fazer o que já fazia em casa, que é cuidar dos miúdos, do marido e da loiça!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário