segunda-feira, 20 de maio de 2013

Das mães galinhas...!

Pois é, a escolinha de D. Pimpolha mais uma vez se esmerou e encontraram mais uma passeata para nós papás contribuirmos com um dinheirinho para os meninos irem passear. Enfim, eu na minha altura também gostava muito de passeatas( tão bem me lembro de uma ida à fábrica da cerveja que acabou connosco bêbados - só bebemos ginger ale mas aquilo lá bateu ), mas o problema é que eles resolvem sempre ir para sítios, que a meu ver, são assustadores... Lá na escola têm o costume de irem com todos os meninos e meninas fazer um acampamento só de uma noite. Pedem-nos tenda, sacos cama, roupas e produtos de higiene e lanches...  até aqui tudo bem que eu sempre gostei de acampamentos e tenho a certeza que D. Pimpolha também gostaria, e digo gostaria porque até à data não foi a nenhum porque eu não deixei! E porquê? Ora, no ano passado resolveram ir dormir à ilha da Praia da Armona... ui que giro! É que para lá se chegar só de barco e depois para de lá sair, já adivinham, só de barco! Ora eu, pensando cá com os meus botões e conhecendo D. Pimpolhinha, comecei a imaginar variadíssimos cenários. Ela não querer lá ficar para dormir, ela ter algum acidente, eu a querer ir buscar e depois só nadando porque só há barcos até uma certa hora e recomeçam de manhã... Nem pensar. Mais vale prevenir do que remediar! Não foi. Este ano resolveram de novo uma passeata e dormida lá para os lados de Lagos num sítio que, pelos vistos, tem um lago. Vinha então na comunicação aos pais um pedido de autorização para os nossos preciosos filhotes nadarem no lago, para além da autorização para irem à passeata. Posto isto fiquei logo com a pulga atrás da orelha, e porquê? Lagos eu não confio mesmo nada. Têm muitas vezes solo de lodo, escorregadio e que esconde perigos, raízes onde os miúdos podem ficar presos, sei lá, para além de que normalmente não se vê nadica de nada. Torci o nariz e após uma breve investigação na internet, tomei a decisão de não a deixar ir. É que se eles, escola, acham necessário pedir-nos a autorização para os nossos meninos ali se banharem, é porque têm consciência de que com lagos não se brinca, ou não a teriam pedido! Ontem estivemos numa festinha de anos e eu indaguei à mãe da sua melhor amiguinha sobre se a deixaria ir ou não por causa do dito lago. A resposta foi pior do que eu imaginava, uma das mamãs disse-me que com 35 miudos só iam 3 professores e a outra não tinha recebido comunicação nenhuma e não sabia do lago, embora soubesse da passeata porque tinha ido no dia anterior a uma festa na escola, à qual nós não fomos (porque era para ver uma peça de teatro e levar bolinhos para depois eles lá venderem e tenham a santa paciência, aos sábados não me apetece sequer tirar o carro da "garagem", além de que já fomos a muitas festas e já contribui com uns quantos bolinhos...), e a professora das nossas filhotas foi ter com ela e perguntou se ela tinha algumas duvidas quanto à passeata. Ora quanto ao lago não tinha duvidas porque não sabia do mesmo e como a professora nem falou dele, continuou sem saber. Apenas lhe foi comunicado que os mais pequenitos iriam dormir dentro de uma casa, todos juntos com ela e que iriam se divertir muito a ordenhar vacas e a beber leite tiradinho, fresquinho das vacas. Mau mau, pensei eu, porque em primeiro lugar eu não sabia da ordenha, embora ache graça que os nossos pimpolhinhos tenham um vislumbre de onde vem realmente o leitinho que bebem (ou não já que passa por tantas transformações antes de chegar aos pacotes que em nada se parece ao "verdadeiro"), mas D. Tété, já mais experiente nestas coisas da maternidade, veio logo dizer que esteve às portas da morte por ter bebido leitinho directamente da vaquinha porque as tetas, ou o vaso ou sei lá eu não estava desinfectado... Ora para aqueles que não sabem e nunca experimentaram, eu já, o leite tirado da vaquinha é terrível! Terrível para aqueles que como eu estão a habituados a beber leitinho directamente do pacote e não da teta da vaca. É grosso, cheio de gordura, o sabor é completamente diferente ( sabe mal mesmo) e extremamente pesado em estômagos pouco habituados a este tipo de beberagem. Resta vos dizer, que eu que adoro o leite inglês que é bem diferente do nosso, o leite vigor gordo em nada se assemelha ao leite inglês mas já é mais parecido, assim  que dei um golo, tudo o que entrou saiu de rompante. Bem já não bastava a história do lago e vem a história da ordenha e prova de leites... Mas com esta eu safava-me pois conhecendo a minha pimpolhinha, nem lhe tocaria. E não digo que ali naquele local, as coisas não estejam esterilizadas ou seja lá o que for que tenha de ser feito, mas... conhecem a brucelose??? dos queijos frescos??? pois, é que nem pensar! Mas continuando com a conversa da passeata, hoje ao ir levar a minha filhota à escola, entrei e entreguei à professora a dita comunicação, não assinada porque eu não quero que vá. Fui logo recebida com ohs e porquês. Respondi e ela disse.-me que iam todos os meninos e que pena que ela seja a única a não ir. Pois, pensei eu cá com os meus botões, se calhar os outros pais também não sabem da lagoa/ lago. E depois ainda disse que se eu quisesse não dava autorização para ela nadar, ora coitadinha! Então os outros todos à galhofa na água e a minha na berma sentadinha a ver? Não se faz, claro, ou vão todos ou não vai nenhum. Depois perguntou porque eu não dava autorização para ela nadar no lago, se ela nadava mal ou não sabia nadar. O problema está precisamente aí. É que ela é um peixinho dourado a nadar!!! Confusos? Quantas notícias já leram vocês de pessoas que se afogaram em lagos e lagoas em que os amigos e familiares garantiram que eles sabiam nadar muito bem e até conheciam bem a zona??? São mais os que têm problemas em locais conhecidos e que sabem nadar do que os outros e o porquê é simples. Somos mais afoitos quando achamos que já sabemos tudo o que a natureza tem para nos oferecer. Eu sei que D. Pimpolha sabe nadar bem e sei que iria gostar de mostrar aos amigos que sabe nadar bem e sei que iria querer nadar para mais longe, do tipo - olha queres ver como eu consigo? Para além disto tudo, esqueceram de dizer no comunicado que iriam apenas 3 professores para tomar conta de 35 putos. Acho muito puto para tão poucos professores. Olhem, há dois anos, precisamente os papás da melhor amiguinha da minha filhota, resolveram fazer uma festa de anos para a filha mais velha, fazia 9 anos, na praia. Uma praia pequena, com um apoio de praia, e pensaram eles que tudo era facilmente controlado... ha pois é... deviam ser para aí uns 15 miúdos de varias idades, os mais novitos foram ficando pela praia, à beira de água a fazer castelos e a brincar com conchinhas, mas os mais velhinhos, mais afoitos por já saberem nadar e atraidos por aquele mar fantásticamente convidativo, não se contiveram e não se compadeceram dos ditos papás e não os obedeceram. Eles próprios garantem que nunca mais na vida vão executar tamanha proeza de novo. Às tantas, já estavam todos dentro de água e o pai da aniversariante, com água pela cintura a tentar, em vão, formar uma barreira de uma pessoa só para os impedir de ir mais longe. Agora imaginem lá, 35 miúdos cada um a forçar para um lado. A professora ainda me respondeu que dois dos 3 professores tinham treino para a coisa, mas basta um deslize, uma desatenção... Então eu na praia estou sempre à beira de água a vigiar que nem um falcão todos os mergulhos, e não estamos em praias consideradas perigosas, daquelas que já varreram crianças e idosos para dentro de água... Quando era miuda fiquei muitas vezes enrolada em ondas, aflita por respirar, sempre me dei bem, mas levava cada raspanete da minha mãe... Ora nos lagos não há ondas, mas há perigos escondidos e como só tenho uma filha e como não faço mais nenhuma igual... filha minha não vai, novamente, à passeata. 
Agora o que mais me irrita
- porque tem a escola de organizar este tipo de passeatas a sitios de dificil acesso, sitios onde os pais tem de dar a sua autorização para os miúdos fazerem qualquer coisa??? É que se nos pedem autorização é porque têm consciência dos riscos, ou bastaria a autorização para irem.
-que ela venha a ser gozada pelos demais porque a mamãzinha não a deixa ir
-que venha a ser espicaçada pelos professores para insistir com os pais para a deixarem ir (já aconteceu da outra vez..)

este símbolo faz parte do layout do blogue mãe-galinha (www.mae-galinha.blogs.sapo.pt) e foi desenhado por José Figueiredo, com portefolio disponível em http://www.flickr.com/photos/josefigueiredo.

Chamem-me mãe galinha que não me importo. Assumo e prefiro ser mãe galinha a tomar conta do meu unico pintinho do que permitir que ela vá e, Deus nos livre, aconteça alguma coisa que não tenha volta atrás... 

Mas que me irrita ser considerada a má da fita por tentar proteger a minha filha, lá isso me irrita!

Sem comentários:

Enviar um comentário