sábado, 25 de fevereiro de 2012

C'est La Vie!

Ontem a pimpolhinha e eu tivemos uma tarde fantástica daquelas que nos apetece mesmo deixar estar... Fomos até à praia com uma mãe a 200% e seus dois pimpolhos mais novinhos, e mais a minha cadela traquina. O sol estava como dizem os brasileiros, gostoso, a companhia e a conversa óptima... Não fosse a cadela de vez em quando aborrecer os nossos e outros pimpolhos e teria sido heaven porque felizmente ainda não pagamos pelo sol e em tempos de crise podemos sempre ir dar um passeio até à praia e ficar olhar para as ondas a bater na areia, as crianças a brincar sem uma única preocupação no mundo, os estrangeiros a beber uma espécie de shopinho... Admiro muito as pessoas que conseguem para ali ficar sentadas sem dizer palavra e a bebericar uma cervejola, ou no caso dos estrangeiros, um copito do vinho mais rasco que aquela cabanita para ali tinha, de olhos fechados, mangas e calças arregaçadas a apreciar aquela quentura toda! Não consigo, devo ter bicho carpinteiro! Tenho de levar um livro, que nunca consigo dar a minha devida atenção porque nós mães temos de estar com um olho no burro e outro no cigano ( esta expressão é engraçada mas também pode ser mal interpretada e eu apenas me limito a dizê-la sem qualquer tipo de preconceito....) por causa das brincadeiras que os pimpolhos resolvem ter. Claro que ontem não foi excepção e lá tivemos de nos levantar várias vezes para admoestar a cadela que embirrava em enfiar literalmente o focinho em todas as brincadeiras dos miúdos, em todos os buracos por eles feitos e que ladrava a toda a gente que passava com ares de senhora territorial (convém dizer que a minha cadela é uma trinca espinhas, uma mosquita, uma Yorky... mas mete medo à brava, porque afinal das contas, dentes são dentes quer sejam grandes ou pequenos...). Os pimpolhos encontraram uma ancora antiga e tal qual íman poderosíssimo resolveram que era a "peça" ideal com a qual brincar porque as muitas pedras e conchas e canas e areia e dunas por e simplesmente não chegavam para tanta imaginação. Lá tive de ir esconder a ancora não fosse algum cair-lhe em cima, ou cair ela em cima de algum pézinho e teríamos nós de nos colocar em marcha para um hospital mais próximo o que, convenhamos, não vinha mesmo nada a calhar nesta tarde tão agradável. Umas vezes estavam todos contentes, outras embirravam e choravam porque um tinha feito não sei o quê...enfim, eu muito orgulhosamente ignorava estes estados de pura criancice e continuava na amena cavaqueira sobre vidas promissoras inacabadas, sobre sonhos deixados de lado, sobre carreiras postas em banho maria, coisas que todos os pais do mundo sabem bem do que falo pois quando se toma, ou não, a decisão de ter uma família, esqueçam lá os planos futuristicos que tínhamos porque a grande maioria das vezes vão todos por água abaixo, não querendo eu dizer com isto que é sempre mau, são é substituídos por projectos de vida mais realistas, mais terra a terra...mas pelo canto do olho íamos vendo e processando mentalmente todas as macaquices dos nossos alegres pimpolhos. Acabaram meios despidos tal era a fúria com que brincavam e o calor que ali na praia se fazia sentir. Atiravam mãos cheias de areia uns aos outros, atiravam-se para cima uns dos outros e com isto iam angariando adeptos, outros pimpolhoas que por ali tinham ido parar com os seus avós ou pais e que devagar, mesmo devagarinho se conseguiam intrusar naquelas doidas brincadeiras. Aos estrangeiros faziam-lhes as delícias e ontem, ao contrário do que me é habitual, não me dei ao trabalho de falar na língua deles para dar dois dedos de conversas a estes seres que se vocês repararem estão sempre, eagers, ansiosos por um tete a tete com os locais. A avó da pimpolha também por lá apareceu trazendo consigo outra cadela acabadinha de sair do salão de beleza para cães (ninguém diria), uma cocker velhota e tão gorda mas tão gorda que até de lado se senta, cheia de caracóis dourados e uma paciência de santa. Sentou-se na converseta com uma senhora que não conhecia de lado nenhum mas que por coincidência tinha também com ela uma cadela da mesma idade e com o mesmo nome. E surge outra daquelas coisas na vida impressionantes. E do nada e por causa de um nome de um 4 patas, a avó da pimpolha ficou a conhecer a senhora, a vida da senhora, do marido e do cão, onde morou, onde morava, o que fazia... é com miúdos e animais, abrimos a alma a que os tem só porque os têm e sentimos uma certa empatia por estas pessoas...
Falámos de comida, dos bolos e snacks que, por força das circunstâncias, ambas começamos a fazer para alimentar a tropa lá de casa e mandar para a escola dos pimpolhos, porque a vida tá cara, os preços estão sempre a subir, as coisas vêm cheias de E's como disse e muito bem a minha amiga, e nada sabe melhor do que um bolinho feito em casa, dá é mais trabalho... No fim cada uma arrecadou o que era seu e rumamos em direcções diferentes mas de cabeças tão vazias de problemas (pelo menos para mim naquele momento) e tão cheias de calor humano e solar... Em casa esperava-nos a minha primeirissima tarte de natas caseira, que diga-se de passagem estava bem saborosa, segundo eu, a avó e o maridão porque a pimpolha não é muito fã deste tipo de doce, é mais salames de chocolate, areias, bolo de bolacha e outros parecidos.

 Hoje quando vinha para o trabalho e sempre, como de costume, a pensar nas finanças caseiras, na empresa e no futuro sempre incerto, Deus resolveu dar-me uma ajudinha... Fui mandada parar por um agente da autoridade e informada que me tinham tirado uma fotografia, lástima que a foto não era da minha pessoa e sim do meu veiculo que foi apanhado a 80 numa zona de 50... Veiculo mau!!! Resultado da história, uma coima paga na hora e sem estrabuchar!!! O que me valeu, acho, foi a tarde de ontem e a noite de ontem das quais estava eu ainda embuida e dos 3 agentes serem simpáticos e até divertidos e estar sol e ser sábado e ter apanhado muitos poucos condutores de fim de semana... de nada me valia a pena chorar, pelo menos com aqueles 120€ não vou eu mais ter de me preocupar em dar destino!!! Et Lasse!!! C'est la vie et elle n'est pas toujours rose!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário