domingo, 5 de maio de 2013

Dia da Mamã!

Hoje é dia da mamã, mas a mamã está a trabalhar e deixou sua gloriosa filhota com Dom Maridão. Mas hoje, que é dia da mamã, também é dia da minha mamã que tão tristinha continua por causa da sua amiguinha de 4 patinhas que já partiu... Infelizmente não celebramos o dia da mamã e o dia do papá todos os dias como deveria ser e também o dia da criança... Andamos demasiado ocupados com problemas financeiros e demais para celebrarmos esses dias todos que existem num só ano. D. Pimpolha tem tido pesadelos e tem vindo invadir a nossa caminha. Já faz uns 4 dias em que isto acontece e acabo por não entender se realmente se trata de pesadelos ou de desculpas para dormir connosco mas ontem tivemos uma pequenina conversa sobre camas e donos delas e disse-lhe que não podia estar sempre a vir deitar-se na nossa cama porque tem a dela... Saiu de lá um beicinho tristinho e por pouco não caia uma lágrima. Diz Dom Maridão que tem muito boas memórias de sestas dormidas a dois na caminha dos papás e até num puff gigantesco que temos lá por casa... E quando lhe nego vir para a minha caminha, porque infelizmente eu fico sempre ensanduichada entre os dois e acabo por quase sufocar ( sou muito encalorada e hoje tive um sonho em que não conseguia respirar e quando acordei desesperada vi-me no meio dos dois, cada um a ressonar e eu bem entalada, de tal maneira que para ir até ao quarto de banho foi um sarilho...), lembro-me sempre de ter lido uma carta de uma mamã desesperada que num dia feliz, numa praia, entre amigos e familiares, perdeu o seu pequerrucho para as garras do mar, uma carta que me fez chorar muito pois não posso sequer imaginar tal coisa a acontecer, uma carta que falava de tanta coisa e de tanto amor e de tanta tristeza e saudade mas que tinha uma frase que me lembrarei sempre - Podes sempre vir dormir para a minha fada... lembram-se? Quando li isto morri por dentro de dor e angustia por aquela mamã e hoje, quando Dom Maridão me relembrou que qualquer dia, quando ela formais velhinha e já não queira invadir a nossa cama, que eu irei sentir mesmo muita falta daqueles cabelos no meu nariz, daquelas mãozinhas procurando as minhas, daquele corpinho quentinho enroscado no meu, veio-me à cabeça esta frase que acho que nunca sairá do meu pensamento. É verdade Dom Maridão tem muita razão no que diz, mas que fobia tenho eu de ficar ali, entre os dois, sem quase respirar, a suar... Devo ter alguma memória reprimida da qual não me consigo livrar, não é de propósito que me sinto assim mas por vezes acabo por a levar de novo para a sua caminha, que por sinal ela tanto gosta... É verdade que vou ter saudades quando já não o fizer e por isso mesmo quando ela se enfia na minha cama, sempre do meu lado, depois de me dar um beijinho gostoso, eu me lembre daquela frase daquela mamã que , embora nunca tenha superado aquela dor, hoje tem uma menina para a abraçar...

Não sei porque hoje me lembrei disto, neste dia que dizem ser Dia da Mãe, mas desejo do fundo da minha alma, Um lindo Dia da Mamã, quer seja ele passado na praia, a fazer coisas maravilhosas, a passear, a trabalhar ou apenas no doce sossego do lar... Só desejo que todas as mamãs se lembrem que nem tudo são rosas, que a vida é um emaranhado de complicações e soluções, que por vezes os nossos filhos nos tiram do sério, que por vezes levantamos a voz e a mão acompanha e nós não queríamos, mas que se lembrem que embora sejam mamãs, são seres humanos com todas as dúvidas que o ser humano acarreta, que por vezes podemos pensar e ser más mamãs mas que para eles seremos sempre e só...mamã!

2 comentários:

  1. Que tenhas um dia muito feliz seguido de milhares de outros. Ler as tuas histórias tão verdadeiras, tão cheias de sentimento é sempre um prazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Linda, é muito bom saber que há quem ainda leia estes desabafos de mamã... beijinhos para os dois!

      Eliminar