sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Medos de Mãe!



Acontece-nos a todas, não há excepções... Hoje e pela primeira vez deixei a pimpolha na escola sem ter ido com ela até à sua salinha de aulas. Deixei porque ela já está na 1 classe, porque algumas das amiguinhas também já vão sozinhas, porque também precisa sentir a responsabilidade de ser crescida... enfim, sei lá porque a deixei! Foi uma decisão do momento, ela saiu do carro, dei-lhe a mochilinha de rodinhas e o casaco e via a entrar no portão da escola... A escola é pequena, muito fácil de entrar, a salinha é logo ali... àquela hora é uma azafama de carros a entrar e sair pelo portão grande, diferente do que eu a deixei entrar, e a sair, crianças pequenas, médias e grandes, pais, professores, enfim o usual numa escola mas talvez mais seguro pois naquela escola onde só andam cerca de 700 alunos, quase todos se conhecem, desde a 1 classe até ao 12 ano...  Via entrar com o seu casaco a 3/4 rosa velho e capuz, a sua sainha castanha com muitos desenhos coloridos, as suas botas roxas...os seus dois ganchinhos com lacinhos vermelhos escolhidos e colocados por ela mesma... e de repente ela olhou para trás, para mim sentada dentro do carro a olhar para ela e sorriu! Levantou o bracinho e fez-me adeus... Vim-me embora e mal dei a volta ao carro o meu coração ficou tão apertadinho que tive vontade de voltar de novo para lá... e se lhe acontece alguma coisa e aquela imagem que naquele momento já a revejo em retrospectiva na minha mente e em camara lenta, for a última imagem que eu vejo dela tal qual filmes de autentico terror parental onde aparecem imagens das crianças antes destas desaparecerem... já viram o filme com certeza, o meu e o de hollywood... Quis voltar para trás mas o meu coração de balança oscila entre esse desejo e a consciência que ela está na escola, escolhida por mim, onde deposito a minha confiança e tesouro todos os dias... mas e se... e se ela volta para trás, e se ela não entra na sala, e se ela dá a mão a algum pai qua já conheça e a faça sair da escola... e se... Todos estes medos são perfeitamente irracionais ou racionais face a tudo o que lemos nos jornais, e muito culpa e fruto dos muitos livros que leio sobre crianças raptadas, livros que para a minha mãe não têm sentido eu ler, ela nem gosta de olhar para eles, mas que eu devoro sei lá eu bem porquê... Ela está a crescer e um dia irá sozinha para a escola e no outro para a Universidade e quem sabe, se tiver sorte, irá trabalhar para outro país e eu não a posso nem devo proteger do bom que a vida nos pode porporcionar... mas e se... nunca me perdoaria! Acho que ia directo ao mar e me afogava nas minhas mágoas e dor e culpa... Nunca vos aconteceu? Pensar no que pode acontecer? às vezes a minha mente vagueia por situações destas e muito piores e tento racionalizar e não pensar, ao mesmo tempo que quero viver na mente estas situações e saber o que faria eu para a encontar, tipo simulacro de incêndio, quanto mais passamos por um, menos hipoteses temos de entrar em pânico e congelar sem nada fazer, uma experiência no mundo da fantasia que nos possa dar forças e experiência para aquilo que nenhuma mãe quer algum dia imaginar... mas a minha mente tem uma mente própria e por vezes assalta-me com coisas destas e eu por vezes deixo-me embarcar nelas, eu não quero e tento ter um pensamento e atitude optimista e dizer bem alto para não ofender as razões da natureza, de que nada vou deixar que aconteça à minha pimpolha, ao meu amor, ao meu tesouro mais precioso!
Mas o medo de mãe anda de braço dado com o Amor de mãe, com o Carinho, com a Certeza... é uma sombra odiosa mas muito necessária para não nos fazer perder o rumo e estar sempre à espreita, daquele homem mau, daquela natureza má, daquele monstro sem cara...
Continuo amargurada e tenho vontade de ligar para a escola e ter a certeza de que ela está lá, mas a vergonha de admitir e a vergonha de não ter confiança na minha pimpolha... Já a ensinei a respeitar a autoridade e nunca, mas nunca lhe disse aquela idiotica lenga lenga de se ela se portar mal, vem um polícia e a leva presa ( juro se oiço alguém dizer isto na minha frente eu bato e esfolo, criaturas parvas que fazem com que os filhos tenham medo de pedir ajuda a quem na realidade devem pedir...), pelo contrário! Se vamos a algum sítio com muita gente, para além de a agarrar com muita força na sua mãozinha papuda, tanto que ela grita e diz que a magoo, faço quaestão de lhe mostrar onde estão os seguranças, quem são, como estão vestidos, se há polícias faço questão de a apresentar aos mesmo. Já tivemos situações engraçadas por causa deisto, uma vez numa feira fui com ela até dois polícias, comprimentei-os e depois virei-me para a pimpolha e disse: "Vês, se te perderes da mamã, vens ter com estes senhores polícias, dizes o teu nome e a tua idade e dizes que estás perdida e eles procuram a mamã... " Claro ela ficou um pouco assustada porque nem quer pensar sequer em estar perdida e escondeu-se atrás de mim mas depois observou-os bem, tão bem que mais tarde me descreveu as botas, o boné/chapéu e cacetete... Os dois polícias ficaram a olhar para mim embasbacados até que um me disse que era a primeira vez que tinha visto tal coisa... devem estar habituados a serem os bichos papões que muitos pais os fazem ser... Da outra vez, e isto é a sério, fui mandada parar numa operação stop onde me foram pedidos os documentos do carro e os meus. Dei-me conta que não tinha a minha carta de condução porque naquele dia a tinha deixado no bolso de um casaco pois na escola onde ela andava tinhamos de nos identificar à porta e eu tinha-a tirado da carteira e guardei-a no bolso do casaco que depois esqueci em casa. Bem disse que se o Senhor polícia assim quisesse mais tarde lhe levaria à esquadra a carta e expliquei porque não a tinha, no entretanto ele olha para mim e diz: A senhora não me é estranha! Eu acho que a conheço..." Acho que por uns instantes fiquei em pânico e o meu coração gelou e tentei em milésimos de segundo rever todos os passos que tinha dado desde o dia em que nasci a ver se tinha alguma coisa a esconder... : "Não foi a senhora que ali no supermercado me apresentou a sua filha? Acho que sim..." Bem eu respondi que tinha esse hábito para ela não ter medo dos polícias e ele olhou para mim e disse-me: Vá-se lá embora e não se esqueça de que tem de ter os documentos sempre consigo..."........ Ufa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário