segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A saga dos Fatos de Treino!!!

Graças aos céus o fim de semana já terminou! Sou daquelas que em vez de gostar dos fins de semana, abomino mas só porque é aos fins de semana que me aborreço mais com o transito porque os senhores idosos e outros não tão idosos resolvem passear o carro pela cidade, e no caso do Algarve, pelo Algarve todo! É vê-los mais às suas senhoras, a quem chamam carinhosamente de suas patroas (a mim agrada-me esta expressão pois demonstra que têm plena consciência de quem é que manda lá em casa...lol) a guiar a 30 à hora e a olhar pela janela fora... " Olha Maria, a erva já cresceu mais um bocadinhos desde o último fim de semana...". Há também os estrangeiros que munidos de carros alugados e mapas ou gps, tentam, qual Cristovão Colombo, redescobrir o Algarve em apenas uns dias e como tal e porque sinalizações nem vê-las, andam para trás e para a frente bem devagarinho a tentar ler as poucas tabuletas que existem... Fico possessa com estes domingueiros/estrangeiros porque se esquecem que há quem trabalhe ao domingo e tenha pressa de chegar...
Depois é vê-los em plena romaria até ao centro comercial mais próximo, sim porque o Português que é Tuga adora andar em Romaria e nos Centros Comerciais!!!
Depois de alguns anos a viver por estas bandas apercebi-me de uma diferença abismal entre os fins de semana lisboetas e os algarvios. A roupa que se veste ao fim de semana é totalmente diferente!
Em Lisboa, se temos a infeliz ideia de ir até ao Centro comercial Colombo, é vê-los mais às suas senhoras e filhos e/ou netos de fatinho de treino novinho em folha, sabem daqueles que fazem zip zip quando a pessoa anda e têm um risquinha, normalmente branca na perna de lado, e ténis branquinhos porque nunca na vida dos ténis passaram por alguma actividade que implicasse serem usados da maneira que foram destinados, a fazer exercício físico! O pai geralmente tem um fato de treino preto ou azul, a mamã um rosa ou branco pois são as cores que melhor ficam com a sua pochete de fim de semana e os filhotes são multicor conforme as idades dos mesmos... Se nunca repararam experimentem ficar sentados naqueles sofás fantásticos que o centro agora colocou, mesmo na praça central e fiquem apenas a observar os ditos a chegar em magotes e todos juntos a fazerem zip zip zip! Que raiva me mete quando me dizem que é mais fácil vestir o fato de treino que outra coisa qualquer! Tenham dó!!! Fazemos exactamente os mesmos movimentos para vestir umas calças normais e umas de fato de treino, mas após pensar um pouco dei-me conta que já percebi o verdadeiro motivo porque vestem o dito fato de treino. Assim podem finalmente respirar! É dito e sabido e, pior, observado que os homens e mulheres andam hoje em dia e durante toda a semana, apertados até aos ossos que é para não fazerem má figura! Pois! Como se não houvesse lá por casa espelhos... assim ao fim de semana podem comer à vontadinha porque a indumentária já não os aperta e se apertar, é só desapertar os cordões da cintura...é que desapertar o cinto e as calças fica muito mais feio!
Tenho uma amiga que costumava ir levar os miudos à escola toda catita, de leggins da moda, ténis gigantescos e imaculadamente brancos, uma sweetshirt e mais um casaco de treino de feichinho cor de rosa e rabo de cavalo. Claro que quem a via de manhã podia ser levado a pensar que dali a senhora ia directamente para uma aulinha de step ou body combat, mas o problema é que à hora de ir buscar os filhotes, a minha amiga voltava a apresentar-se com a mesmissima indumentária e nem um fiozinho de cabelo se apresentava fora do sítio, nem a maquilhagem ligeiramente desbotada do suor dispendido na dita aula, logo se chega à conclusão que não foi ao ginásio. Andou foi assim o dia toda a enganar o pessoal!!! É parecido com aquela situação das criancinhas que vemos chegar vestidas para a equitação, de botas e tudo. Ora quem anda mesmo na equitação tem quase sempre as botas sujas de terra, lama, suor do cavalo (e quem já andou ou anda sabe que embora estes sejam dos animais mais lindos, deitam cá um cheirete que depois de lá termos estado em cima somos obrigados a ir tomar uma banhoca imediatamente ou ficamos a cheirar a cavalum...), mas estas crianças conseguem aparecer sempre imaculadas! Quem tem filhos sabe perfeitamente que os miudos nunca conseguem estar perfeitamente imaculados!

Ora pelos Algarves a coisa muda de figura! Aos fins de semana e se também tivermos a ideia infeliz de ir até ao Algarve shopping, observamos dois tipos de pessoas, na realidade até podemos observar 3...
1) Os Estrangeiros. Eles com as suas t-shirts de cor azul, branco ou rosa bebé e calções beges e chinelos e meias sem uma pinga de frio e elas, com as suas t-shirts a condizer com o marido, azuis, brancas ou rosas calções e /ou calças beges (por vezes vão de vestidinho mas os tons são sempre iguais), e chinelos sem meias ou uns ténizinhos catitas tipo Keds...
2) Os Algarvios de gema. Eles com as suas calças de sarja, as melhores que tinham lá em casa pois afinal é fim de semana, uma camisa às riscas ou aos quadrados, um pullover geralmente bordeaux ou azul escuro por cima já muito cossado porque afinal de contas não vale a pena comprar outro e com a crise muito menos, e um boné!!! O que eu adoro o boné!!!Pode-se tirar o homem do campo, mas não se pode tirar o boné do homem algarvio...! Elas, bem ao longo destes anos elas têm vindo a modernizar-se mas ainda se conseguem ver, senhoras com as suas malonas cheias de tralha que depois insitem em colocar a tira-colo (cá está mais uma expressão engraçada, deve ser a tira ao colo???, enfim), calças e/ou saias, meias grossas e sapatos dignos das suas idades, aqueles fechados e com um bocadinho de salto e normalmente pretos, camisolonas grossas por cima duma camisinha branca, cabelinhos bem arranjados cheios de caracois e óculos. Mas já se vai vendo umas com ténis que os filhos da cidade lhes ofereceram e elas só usam, adivinhem, aos fins de semana... Por este andar e antes de passarem desta vida ainda as vamos ver de fatinho de treino rosa!
Para quem mesmo assim não sabe quem é quem, os estrangeiros andam sempre de mão dada tal qual namorados e sempre com cores muito suaves mas, nevertheless, com cores, ao passo que os algarvios andam sempre com cores escuras porque afinal é inverno!
3) Os Lisboetas. O que é engraçado é que, quando no Algarve, sucede um fenómeno giro, que é, não usam o Fato de Treino!!! Ou vestem-se com pólos de marca e calças de ganga e sapatos de vela, junto com os blusões típicos de vela ou, e isto dá-me cabo dos nervos, o belo do fato de banho!!! Imaginem a figuraça! Calções de banho às riscas, normalmente bordeaux ou azul, ou às flores e uma t-shirt com um pólo por cima e os...sapatos de vela ou para os mais afoitos e porque isto é afinal o Algarve, com as havaianas! As meninas, como é óbvio em pleno época de inverno, não dá para andarem com o bikini de fora porque está frio, mas vêm de vestidos compridos de verão ou então, de calças de ganga e t-shirts com um blusão a condizer, e diga-se de passagem são as que estão melhor vestidas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário