sábado, 7 de janeiro de 2012

Who wants to live forever......


Não é uma referência à música tão popularizada pelo falecido Freddy ou mesmo ao filme que ainda popularizou mais esta música e que tão convenientemente tem a ver com o que eu sinto, Os Imortais...
Quem quer viver para sempre? Eu não! O único senão a este tão drástico sentimento deve-se, como é perfeitamente óbvio, à minha pimpolha, pois se não viver para sempre, não a poderei acompanhar em todas as suas lindas fases da vida... Claro que quero com todo o fervor vê-la crescer, passar pelos anos da escolinha, medos e alegrias, descobertas, namoradinhos, mais tarde a Universidade, depois o primeiro trabalho, viagens, enfim, até à descoberta do verdadeiro amor, casamento, filhos... claro que quero ver tudo isto e não perder pitada de nada desta linda novela portuguesa tão minha. Mas acontece que perante este desenrolar, eu vou também crescendo, ficando mais velha, com menos faculdades, tal é a vida, o ciclo da vida ainda não para, ainda não podemos tomar um comprimidozinho e ficarmos para sempre jovens, com tudo em cima, ok temos por aí as cirurgias plásticas que confesso, por nada deste mundo eu embarcaria nessa aventura, a não ser que fosse de fato obrigada pelas circunstâncias tais como uma qualquer reconstrução... não vou sequer perder tempo a pensar nisto.  Olho à minha volta e vejo a 3 idade a chegar em força sem nada podermos fazer, não quero ser um fardo para a minha pimpolha, é um cliché, é verdade, mas se viver para sempre é o que vai acontecer... Não quero não saber em que dia, mês, ano estou a viver, ter pessoas a dar-me banho porque já não o consigo fazer, a dar comida à boca e a transformar uma mulher adulta em criancinha novamente... temos a tendência a achar que os velhotes passam a ser bebés pelas circunstâncias e acabamos por lhes dar uma de coitadinhos... Não quero!!! Não quero ir para um lar onde ainda nos tratam pior e somos confrontados todos os dias com o peso da idade junto a outros iguais a nós, mas também não quero me imiscuir na vida da minha pimpolha, obrigando-a a dar-me abrigo quando eu já não puder fazer as coisas sozinha, ficar num quartinho na casa dela e retirar-lhe o direito à sua privacidade e da sua família... Claro que muitos filhos gostam, e ainda bem, de ter os pais com eles, às vezes até dá jeito, tomamos conta dos netos, vamos na medida dos possíveis arrumando qualquer coisinha, fazendo uma sopinha... mas não é o mesmo do que poderem chegar a casa e estarem completamente à vontade... Com a crise que para aí vai começa a ser difícil e perigoso poupar, difícil porque por e simplesmente o dinheiro de hoje não chega para tudo quanto mais para colocar numa poupança, mesmo que sejam apenas 100 por mês, isto quem consegue poupar 100...perigoso porque o nosso banco pode ser o próximo a ir à vida e depois não nos devolvem o nosso dinheiro e dizem-nos em bom português, so sorry... também não dá pensar em vender um terrenozinho ou uma casita, ou vendemos pelo mesmo preço que a comprámos, o que é perfeitamente ridículo a meu ver, ou temos de pagar imposto se for a mais ou se for a menos... nada é nosso para dispor da nossa vontade... Viajar, normalmente é o que dizemos que vamos fazer quando nos reformarmos... não creio! Para além de já ter viajado alguma coisinha, tanto com os meus pais em criança, como por obrigação quando era assistente de bordo, hoje em dia adoro estar onde estou, férias só quando a pimpolha vai para algum torneio e nós, pais babados vamos atrás munidos de máquina fotográfica em punho ou de vídeo para registrar momentos únicos de satisfação ou frustração, dependendo de ter ficado ou não numa boa posição... Deixar a pimpolha com avó era uma alternativa para ir de férias com o maridão mas caímos na rotina de deixar a miúda com... os avós! Nem pensar, ela dá trabalho porque felizmente é saudável e adora, cantar, correr, brincar, chatear...para além de eu não a querer deixar! Se sou mãe galinha??? Talvez mas o mais importante é que sei que não me iria divertir sem a minha tão amada pimpolhinha!!! Para além de que, quando ela começar a viajar sozinha ou com amigos ou, Deus tenha piedade de mim, com namorados, vamos ter tempo para ir dar uma voltinha só nós dois.
Depois da reforma o que vamos nós fazer senão contar os dias até ao fim da semana, do mês, do ano...estou a ser pessimista? Talvez mas vejo pela minha mãe que é uma pessoa com bastante energia, que graças aos céus anda de um lado para o outro e não precisa da ajuda de ninguém, mas como já não trabalha passa os dias sem rumo definido. É levantar, cuidar dos cães, vestir, vir ter comigo ou com umas amigas para almoçar, passear mais um bocadinho, fazer umas comprinhas, ir lanchar com outra amiga, ir buscar a pimpolha à escola e levá-la aos treinos ou a lanchar, jantar, ver televisão e dormir... Ok para muitos isto seria o céu, mas acreditem, após algumas semanas é de dar em doido! Nós temos de ter um propósito qualquer, um rumo a seguir, um objectivo... já fez umas quantas viagens, com umas amigas porque nós não podemos ir sempre... e que mais??? Algo se me escapa com certeza mas a mim parece-me, salvo excepções, que será assim depois da reforma e para alguns nem assim porque o dinheiro não chega para os remédios que inevitavelmente começamos a tomar, a comida, luz, gaz, meo... não sei porquê não me consigo imaginar nisto, ou por outra, acho que vou passar a ver ainda mais TV e a ler livros se os olhos estiverem bem, à espera que a pimpolha me ligue para irmos a qualquer lado, provavelmente lanchar, ou ligar para uma amiga e convida-la a comer qualquer coisa... reforma e comida ligam muito bem... O pior é que segundo as estatísticas e com todas as novidades tecnológicas e cientificas, a nossa esperança de vida tende a aumentar, para quê? Disse-me um senhor no outro dia que tinha uma tia que este ano de 2012 vai fazer, se lá chegar, 104 anos... fantástico!!! mas e para quê??? Sim senhora, conhece netos, bisnetos, trisnetos, quando se junta a família toda é uma alegria mas o pior é que a família não está sempre unida em jantaradas, lá está a comida, e no resto do ano vê um ou outro com quem mais convive. A  alegria desta senhora deve ser perguntar nas tais reuniões " Que fizeste tu no resto do ano?" E o dia é bem passado porque num ano e tantos netos e bisnetos e trisnetos, têm muito para contar!
A minha avó era uma Senhora linda! Cheia de classe e teimosia, com problemas asmáticos desde tenra idade que ainda fizeram com que ela fosse mais apaparicada pois os médicos diziam que ela não ia durar muito... casou duas vezes, teve uma filha, viajou, tinha muitas amigas com as quais ia ao café e no fim, para não a pormos num lar, tinha uma senhora em casa que a ajudava... claro está que a não ser que tenhamos sorte e arranjemos uma espécie de Madre Teresa de Calcutá, com todo o respeito que tenho a esta Senhora, inevitavelmente e porque todos somos humanos, acabamos por descobrir que a nossa querida avó, afinal não era assim tão bem tratada pela mulher que contratamos porque esta também tinha dias maus e vontades e desejos e depois, impedida de os concretizar, acabava por tratar a minha avó como uma criancinha e por vezes como um fardo e eu nem quero pensar nisso. Mas pior ainda era chegar ao pé da minha avó e ter-me ela a dizer que ..." A avózinha já está muito velhinha... "ou então " ai senhores, ai Meu Deus!" isto porque não se sentia bem, porque tinha de ter ajuda para tomar banho, porque a obrigavam a comer quando e a horas que não queria, porque não podia ir sempre à rua pois sozinha já não ia e nem sempre a senhora a queria levar... enfim...Tenho duas imagens vividas na minha cabeça da minha avó. Uma está ela a rir muitíssimo bem disposta, a outra está a olhar para mim, com uns olhos sofridos, gastos, chorosos e a dizer " A avózinha já está muito velhinha..." Nasceu em 1913 e morreu um dia depois de eu fazer anos, no mesmo ano em que as torres gémeas vieram abaixo, agoram façam lá as contas... não sei! Por enquanto acho que não quero viver para sempre, quando lá chegar verei...

Adoro-te Avó!!! 

Certa vez alguém me disse
Que o sintoma da velhice
É por demais conhecido
Quem tiver a visão turva
A coluna meio curva
Caminha nesse sentido
Perda de parte do tato
Do paladar e do olfato
Também são outros sinais
Passa o tempo ali na sala
Não desgruda da bengala
Pois andar firme, jamais
Um começo de surdez
Sentido mais de uma vez
Ou tremer de vez em quando
São alguns sinais de alerta
Da partida quase certa
Que o momento vem chegando
Dor aguda por artrose
Até a grave trombose
Para infernizar a vida
Reumatismo deformante
Um definhar incessante
E depois a despedida
Outro fato que acontece
Qualquer velho bem conhece
Mas não fala como é
Urinar era de jato
Agora molha o sapato
Aquece o peito do pé
Mas ainda não é tudo
Há caso mais cabeludo
Que por ser grotesco humilha
Se “tira água do joelho”
Ao recolher o aparelho
Deixa molhada a braguilha
Mesmo com a companheira
Já deixou de brincadeira
Não dá conta do recado
Se tentar só tem canseira
Eis que dorme a noite inteira
Com mulher ali do lado…
Livro “De Olho na Vida”, de José Delcy Thenório

Ao menos nós ainda vamos ter a internet...

Sem comentários:

Enviar um comentário