segunda-feira, 29 de abril de 2013

Festa do Pai Nosso!

D. Pimpolha anda na catequese e gosta muito. Vai de bom grado porque não só gosta da catequista como adora ver as amigas. Não somos muito dados à religião, isto é, confesso que não vou à igreja mesmo tendo-a ali em frente de casa. Mas também tenho de confessar que cada vez mais recorro ao meu mui querido mantra, o Pai Nosso e a Avé Maria ao deitar. D. Pimpolha, no fim de semana passado, vinha muito contente por já saber dizer o Pai Nosso, tão contente que vinha a pedalar e a recitar a oração para que eu visse como ela a sabia de cor. O mais engraçado foi terem passado dois respeitáveis anciãos por ela, um virou-se para trás e disse:
- Olha vai a andar de bicicleta e a rezar...
Bem o propósito de vos contar isto é que este fim de semana que passou, era a Festa/ Celebração do Pai Nosso. Os papás foram convocados para irem à igreja para em conjunto decidirmos quem, dos meninos, iria ao púlpito dizer o Pai Nosso. Eram precisos dois, então as catequistas foram emparelhando meninos e fomos ouvindo a reza vezes sem conta. No fim pediram aos pais para decidirem quem tinha falado melhor e mais alto. Logo aqui se levantou celeuma pois os pais não queriam decidir, porque nem sempre os próprios filhos tinham falado melhor e porque aquilo foi de facto horrível. Como não sabíamos o nome dos meninos todos, apontávamos e dizíamos, aquele ali, aquela ali falou melhor, mais alto, mais melodioso...etc. As catequistas não queriam escolher porque dizem elas e é bem verdade, que há pais que embirram e dizem logo que a sua criança não foi escolhida, que escolhem sempre as mesmas, enfim. Mas o problema em escolher e apontar os melhores, foi mesmo o arzinho de desapontamento daqueles que nem um voto tiveram... Eu não escolhi D. Pimpolha porque embora tivesse falado bem, falou muito baixinho. Houve pais que escolheram os seus próprios filhos com medo de os magoarem caso não o fizesse e mais tarde houve pais que confessaram que os seus pimpolhos choraram por estes os não terem escolhido. Eu nem pensei nisso, confesso, até porque nesta vida vai haver tantas vezes em que ela não será escolhida que tem de se habituar, que embora para os seus pais ela seja perfeita em tudo, para os outros pode haver melhores. Escolhidos os meninos, um parzinho, saímos da igreja e eu perguntei-lhe se tinha ficado chateada comigo e expliquei a razão pela qual não a tinha escolhido. Ficou amuada, mas só de brincadeira até porque lhe prometi um gelado para lavar a alma.
No fim do dia, lá voltamos nós à igreja para a tal celebração. Eu dei-me como voluntária para ler um texto, primeiro porque não tenho problema em aparecer (hehehe) e depois e especialmente para que ela visse que não havia problema e nem vergonha em falar à frente daquelas pessoas todas. ( no fim perguntei se ela tinha gostado de me ver e ela não só disse que sim, como ainda disse que tinha tentado, em vão, que eu olhasse para ela...)
O Sr Padre falou nos pais e depois perguntou às crianças se elas gostavam dos seus papás (???), ao que muitas crianças responderam que sim e das mamãs também, e se os papás brincavam com eles... Salta de lá uma vozinha que disse - Brincava... - Pois os miudos dizem as verdades nestas alturas e se tivesse sido a minha, eu tinha-me enfiado debaixo do banco da igreja vermelha como um tomate...
No fim, o Sr Padre chamou todas as crianças para ao pé dele, cantaram o Pai Nosso fazendo gestos de louvor e entregou-lhes um diploma muito colorido e adequado aos meninos com a oração do Pai Nosso que D. Pimpolha ficou muito feliz em receber e foi logo mostrar ao papá, que se tinha esquivado a ir à igreja...

Bem já só faltam dois anos para poder ser baptizada e depois fazer a primeira comunhão... por qualquer motivo quero que seja, talvez porque mesmo com esta memória de ervilha que tenho, assim diz a minha adorada filha, ainda me lembre bem da minha primeira comunhão e de como eu estava tão feliz por ser o centro das atenções, com o meu vestidinho branco e a vela na mão... até me lembro que a minha parelha se chamava Diogo e pensando bem, era até muito parecido com Dom Maridão...!

E porque há quem não saiba...



Sem comentários:

Enviar um comentário