quinta-feira, 5 de abril de 2012

Santa Páscoa


Santa Páscoa!

Mas o que é a Páscoa??? Senão uma desculpa para comer ovos de chocolate e amêndoas cobertas de açúcar ou chocolate??? Para a minha pimpolha a Páscoa não passa disso mesmo, uma época em que não tem aulinhas e passa os dias em casa a chatear o papá e come ovinhos e coelhinhos da Páscoa de chocolate... não entende nada da Ressurreição de Cristo, de que não pode comer carne (???, sei porquê mas não entendo porquê???), o porquê de todas aquelas pessoas que por norma não vão à Igreja irem nesta altura... enfim... e mesmo que me ponha a ensinar ela vai perguntar na mesma porquê... Vai à catequese mas e embora a catequese já seja muito mais divertida hoje em dia do que era no meu tempo, Pimpolhinha não quer perceber a sua importância... e porque quereria? Eu e o pai não temos o costume de ir à missa, comemos carne se não nos lembrarmos que não o podemos fazer, eu nem férias tenho de Páscoa logo nem me lembro de tal... Nem nas escolas fazemos a busca dos ovos da Páscoa como fazem por exemplo os americanos, nem pintamos ovos de cores coloridas, os mais pequeninos ainda fazem desenhos de ovos e coelhinhos mas mais não passa de uma outra ilustração para pintar... a nossa única tradição é sofrer na Páscoa o que Cristo sofreu por nós... temos de andar de semblante mais carregado, constrangidos pelas coisas que temos a mais que os outros, temos de dar a outra face... sei lá... E quem se lembrou de ovos na Páscoa??? Quem se lembrou destas tradições e de usar um coelho que nem sequer põe ovos??? Mas que raio andamos nós a ensinar aos nossos pimpolhos??? Um coelho que é feito de chocolate e põe ovos coloridos que temos de andar à procura???!!!
Segundo o que li, o ovo representa o nascimento, daí ser usado como símbolo, as cores alegres representam a alegria da ressurreição e fertilidade, houve reis que ofereciam aos seus mais leais súbditos ovos cobertos de ouro...hummm acho que me fico pelos de chocolate para não partir nenhum dentinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário