quinta-feira, 15 de março de 2012

Welcome to Chinatown...


Hoje tive de ir a uma das mesmo muitas lojas chinesas que existem aqui pelos Algarves ( e por esse Portugal a fora... ; ), não é meu costume mas confesso que elas me são atraentes pois por vezes consigo encontrar coisas que não consigo em outro lugar (e mais baratas, ou por outra, balatas, também!), e fiquei completamente espantada com a quantidade de pessoas que lá vi dentro!!! Sabemos perfeitamente que muitas são as coisas que usamos no nosso dia a dia e que são feitas na China, é só ler a etiqueta do fabricante e descobrimos isso mesmo, mão de obra mais barata, trabalhão que nem escravos (infelizmente alguns são de facto escravizados para trabalharem sem parar...), o único problema é que a maioria das coisas não seguem as directivas europeias no que respeita a regras ambientais, sociais e políticas, para além do que sabemos com toda a certeza que o que lá compramos não é durável. Se comprarem por exemplo lâmpadas, são baratinhas, ou por outra, balatinhas, e compramos dez vezes mais mas também duram muito menos, às vezes nem iluminam uma horinha inteira e já explodem... Quem lá compra sabe disto mas não se importa porque é tudo tão barato... Fiquei impressionada em especial por reparar que a grande maioria de clientes que lá se encontravam eram estrangeiros... afinal os Tugas não são os únicos a esgueirar-se para dentro da primeira loja chinesa que lhes aparece à frente! Confesso os meus pecados, e sim já comprei livros de colorir, lápis, até um daqueles computadores para crianças que são carerrímos nos supermercados e lojas de brinquedos e eu comprei por uma ninharia, e ainda bem porque a pimpolha pouco lhe ligou ( muito culpa minha pois ela tem sabe Deus quantos brinquedos que não dá valor a nenhum em particular...), tinha graves problemas de defeitos, teclas que não trabalhavam bem, enfim mas durante uns tempinhos a pimpolhinha armava-se em Dra e fingia escrever tal qual vê o se papá fazer no escritório lá de casa...  Roupa e maquilhagem nunca comprei, sou desconfiada, mas o maridão teve o desplante ( ahahah) de ter casado comigo numa cerimónia lindíssima com um fato italianissimo e de ... sapatos chineses... acreditem é a mais pura das verdades e quando soube, já o casório ia a meio, eram segundo ele bem mais confortáveis que os carérrimos que a mão lhe tinha comprado e que logo lhe fizeram bolhas nos pés...Ora toma lá e embrulha!!!
Como não encontrava o que queria dirigi-me a um dos Srs Chineses que por lá vi e fiz a minha perguntinha... Right!!! Ele não fala e nem percebe nada de português e como não conseguiu encontrar a única pessoa da loja que percebia, virou-me as costas e pronto. Se não sou eu a comprar, hão-de vir outros mais, muitos mais... Antes os Tugas tinham de saber falar, inglês, francês e alemão para fazer face ao nosso turismo que não se dignifica em aprender mais do que a própria língua que lhes ensinam nas escolas, poucos são os que tentam, mas agora o tuga ter de ir tirar aulas de mandarim para fazer umas comprinhas...já é demais... ! Claro que ninguém me manda lá ir, mas já repararam que as lojas chinesas têm proliferado nestes últimos anos??? Esta loja em particular está bem maior do que da última vez que lá fui... e a grande maioria das lojas chinesas são autênticos armazéns que nenhum comerciante português tem capital suficiente para pagar tamanhas rendas exorbitantes... mas eles sim... Já só falta organizarem-se em bairros, tal qual nos outros países, baptizarem aquele pedaço de território nacional de Chinês e pedir-nos passaporte para lá entrar!!! Safa!!!










Sem comentários:

Enviar um comentário