quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mais devaneios...

Infelizmente ou felizmente, ando com tempo livre ( se é que assim se o pode chamar) para visitar uns quantos blogs que andam para aí nessa blogosfera e constato que muitos deles abrem a boca para dizer nada, apenas para atirarem por aí uma frase, uma foto, um momento que até nem tem assim nada de especial, mas quem sou eu para criticar quando eu faço o mesmo, apenas com textos bem maiores. Constato também que esses blogs estão cheios de coisas ternurentas, de flores e sol, de corações e amores e olho para o meu e vejo dor, saudade, medo, desespero mas também amor e algum raiozinho de esperança... Fico contente com o que se escreve, mas será que é tudo verdade ou fabricam histórias giras e ternurentas apenas para pessoas como eu, que bem andam a precisar de ler acerca de finais felizes e coisas amorosas para ver se conseguem animar a alma... Nos jornais apenas leio dissabores, mortes, assaltos, pedofilia... ao menos nos blogs leio sobre coisas giras, interessantes e mesmo que não sejam assim tão interessantes, servem para passar o tempo que sou obrigada a passar sozinha, sem marido e sem filha, num trabalho angustiante... Enfim. Temo é daquele provérbio, Cá se fazem, cá se pagam, porque infelizmente, eu já as fiz, inconscientemente e se querer, e agora temo a outra parte, o cá se pagam. Tento ser positiva e olhar para a frente, mas de cada vez que o faço, vejo mais obstáculos e paredes em pedra, quer dizer, em betão que não consigo deitar abaixo. Depois passo pelo facebook e leio aqueles clichés que vão buscar sei lá eu onde, de que o que não nos mata nos torna fortes e que se Deus fecha uma porta, abre uma janela e que também isto há-de passar... Pois falar é fácil, mas se não se importam, em vez de clichès bem podiam colocar o mapa da felicidade, da ajuda da compreensão e, especialmente, de como sair desta merda. Bem tento ir de manhã com D. Pimpolha à praia pois ela merece, mas a minha cabeça anda a mil, sem dormir, cheinha até cá cima de problemas e nas horas que deveria dormir fico acordada e nas horas que devia acordar dá-me o sono... Hoje não fui à praia mas amanhã vou fazer o esforço e o imenso sacrifício para a levar até lá. Não é sacrifício estar com ela, entendam, o sacrifício é sorrir, é brincar e olhar para ela como se nada mais houvesse no mundo porque infelizmente não é por o sol brilhar mais e irradiar mais calor, que os meus problemas se vão embora... E depois leio sobre os Rodrigos deste mundo, os Samueis, as Marias e vejo as suas fotos no facebook e doí o coração de mãe, de mulher, de ser humano saber aquelas criaturas tão pequeninas ali, despojadas de futuro certo ( se é que ele é alguma vez certo) e penso, Deus, por favor, isto não! Porque temo que ao me queixar constantemente do que vai mal na minha vida, nos meus problemas financeiros, na minha incapacidade de gerir os meus problemas e de encontrar soluções, temo que Deus, na sua eterna e infinita sabedoria, me atire para cima algo mais doloroso e que me faça rogar pragas por ter um dia me queixado de algo quando há ainda coisas tão mais horríveis... Mas não sou capaz de para de pensar, dei por mim a olhar para a validade de uma caixa de cereais e pensar, neste dia, onde estarei eu e a fazer o quê e em que estado??? Vejo as fotos de animais doentes e abandonados e os olhos ficam mareados mas chego a casa e de tanto cansaço, físico e principalmente psicológico, abandono `a sua sorte a 4 patas que tenho lá por casa e sem paciência a alimento, a levo à rua mas sem realmente me apetecer. Faço porque é minha obrigação e porque um dia me deu na veneta a ir buscar ao canil, mas se soubesse o que sei hoje vos garanto que se calhar o melhor teria sido a bicha ter ficado por lá, porque linda como é com certeza teria sido escolhida por outras pessoas... sei lá... Sempre quis muito ter mais que um filho, talvez por ser filha única, mas por tantos motivos, todos eles racionais, optei por não ter mais filhos e ficar com apenas uma pedra das mais preciosas na mão. Pena que nem sempre me lembre de a polir, de a aconchegar, de a colocar num pedestal para eu e todo o mundo admirar. Mas ainda me lembro de lhe dizer quase todos os dias que a amo, que é a princesa mais linda do mundo, mas infelizmente os meus actos não acompanham muitas vezes as minha frases e acabo por me zangar, por lhe gritar porque ela fez alguma coisa como é do seu hábito de criança de 7 anos e eu, mais uma vez não tive a paciência que os pais deveriam ter para a compreender e ensinar a fazer melhor...
Sei que muitos não vão ler até ao fim e se calhar, ao olhar para tamanho texto nem começam e sabem que mais, fazem bem. Vão antes vaguear por esse mundo da blogosfera cor de rosa, que se une para fazer lanches e peditórios, que nos mostra todos os dias coisas lindas, que nos brindam com frases estudadas e compostas, enfim, que nos fazem um pouquinho felizes com a sua própria felicidade...
Custa-me ser a causadora de tanto sofrimento quando é da minha natureza e signo tentar manter tudo e toda a gente feliz e contente e protegida, sinto o buraco que criei e sinto vidas dependentes a caírem por ele abaixo sem dó e nem piedade e eu sem os conseguir agarrar, nem que fosse por uma perninha... Já pensei em fazer tantas coisas que vos levariam a colocar as mãos na cabeça, mas tenho de conseguir ser racional o tempo suficiente para pensar que ainda pode haver razões para sorrir, como o dia 30 de junho em que D. Pimpolha faz 8 anos... e hoje, que se vestiu sozinha para me agradar, parecia tão adulta, tão jovenzinha, já não é o meu bebé pequenino, é a minha menina linda a crescer porque o tempo não para e nem volta atrás... e sinto que de alguma forma não o estou a aproveitar como devia, e sei que não estou mas não consigo fazer com que as coisas se modifiquem e eu me modifique... talvez se houvesse um comprimidozinho qualquer que inventassem... que me fizesse entender e perceber finalmente que ela está ali, de boa saúde graças aos céus, a crescer, a rir, a ser conhecedora de coisas e frases tão próprias da idade e mais além, e que é minha e só minha e só eu a posso apreciar como ela o merece. Porque não ponho isto na minha cabeça dura!!! Aceito sugestões...

Sem comentários:

Enviar um comentário