sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um peixe chamado...

Ontem foi um dia da treta ( e já agora hoje ainda o consegue superar em tretas e porcarias e m*das), chorei, falei, quase gritei, fiquei cheia de dores de cabeça, com frio (o raio do tempo não se decide de vez se quer chover ou se quer fazer calor e eu p'raqui ando de t-shirts e casacos de malha...) e decidi por isso mesmo ir com D. Pimpolha até uma loja de animais para ela escolher um peixinho para por no aquário imaginário (porque ainda não o temos...). D. Pimpolha ficou a indagar para onde iríamos já que todos os dias vamos imediatamente e sem desvios para casa, mas eu não lhe disse. Quando chegamos à loja ela ainda não sabia que planeava levar um peixinho para casa. Lá a fiz escolher um que gostasse, optamos por um Beta Crowntail bem giro. Azul e vermelho e briiiiilha quando a luz cai em cima dele... Lá o senhor o enfiou num saquinho, prometemos que voltávamos com dinheiro, do mealheiro dela, para comprarmos o aquário e lá nos enfiamos  no carro a caminho de casa. A maior preocupação de D. Pimpolha era as belas estradas (leia-se com sincero e profundo desprezo e ironia) algarvias, cheinhas de buracos,de tal maneira que o raio do carro que até ainda nem é muito velho, já começa a apitar e a assobiar de desconjuntado ... 
-Mamã se eu abanar o peixinho ele morre? 
- Pois filha, o melhor é não abanares o saco...
- Não sou eu, são as lombas...
- Não filha, só se abanasses com muita força é que ele morria... ( e se calhar até não porque estes peixes são resistentes, tão resistentes que vivem em copos de água sem filtro e sem oxigenação e vêm de Singapura, segundo me contou o senhor da loja depois de eu lhe pedir para se descoser, em saquinhos do seu próprio tamanho... pobres bichos mas se sobrevivem a uma viagem, presumo eu de avião, ou será de barco, nessas condições, então também sobrevivem a uma viagem até casa...espero)
D. Pimpolha não se cansou de dizer que adorava o peixinho, que era o dia mais feliz da vida dela, que nunca mais se iria esquecer deste dia e coisas assim e eu, com um dia da treta em cima, só pensava que bom para ela, que a compra de um peixinho a pudesse fazer assim tão feliz, quem dera a mim... Chegadas a casa, fui procurar uma jarra da qual me lembrava, quadrada, comprida e onde eu costumava ter os meus bambus, já imaginava e até comprar o aquário, colocar o sr peixinho a nadar por entre as raízes dos bambus já que eles gostam de se esconder. Mas como a minha memória é curta, tão curta quanto a memória de uma ervilha, dei com os bambus em outra jarra, da que me lembrava nem vê-la e pronto, lá tive que inventar um outro aquário. De repente veio-me à memória uma  espécie de jarra, que a mamã de uma amiguinha me ofereceu, para colocar garrafas de vinho e gelo, portanto não é uma jarra, mas que eu nunca o usei para tal e apenas ali fica a apanhar pó. Lá limpei a dita cuja, e lá colocamos o peixinho e depois o levamos para o quarto de D. Pimpolha. 
-E já sabes como se vai chamar? 
- Sim, vai-se chamar Ratatui porque gosto muito do Ratatui e porque também é azul (??????) e...gostas?
- Filha tu é que sabes, o peixinho é teu...
Passadas umas horas o peixe, já tinha o nome de rosinha, de sushi, de mini sushi, de winni... Acho que o pobre do bicho vai mudar de nome muitas mais vezes ao longo da vida. 
Os betas só apresentam um problema, é que os machos são lindos e muito coloridos e dá-nos vontade de ter logo dois ou três mas como são peixes combatentes e matam-se, os machos, coisa de testosterona peixal acho eu, só podemos ter um e, que natureza ingrata, as fêmeas são um verdadeiro desconsolo, feinhas... coitadinhas mas pronto, num futuro poderemos vir a ter fêmeas beta para D. Pimpolha ver o ciclo da vida quando os peixinhos começarem a ter filhotes...
Hoje de manhã e antes que ela acordasse, lá fui pé ante pé ver se o bicho tinha sobrevivido, porque já uma vez os peixes faleceram todinhos e antes que ela acordasse foram rapidamente enterrados no caixote de lixo, mas lá estava o sr peixe, porque ainda não tem nome né, a nadar, a olhar para nós... e pensei cá com os meus botões como nos verá ele... gigantes, disformes???


O dela é parecido, na me lembrei de lhe dizer cheese para lhe tirar a foto mas hoje lá tentarei...

Ao menos aja alguém nesta família com um ar tão cool mesmo com uma gadelha tão despenteada!

Sem comentários:

Enviar um comentário